UFU oferece vagas de concursos públicos por meio de editais

A universidade conta com provas e oportunidades de emprego para técnicos administrativos e docentes

Por Felipe Melo

Passar em um concurso público é o sonho e ambição de muita gente, garantindo estabilidade financeira, de trabalho e, posteriormente, uma aposentadoria segura. Na UFU isso não é diferente. A procura para se tornar um funcionário público é alta.

Todos os anos, a universidade oferece inúmeras oportunidades de concursos públicos. Segundo dados da Diretoria de Processos Seletivos (DIRPS), no ano de 2017, foram quatro editais destinados aos técnicos administrativos. Já para docentes os números foram de 32 no ano passado. No atual ano, os números foram semelhantes, quatro e 29 concursos, respectivamente.

Conforme Christiano Lamar Dourado, 32 anos, diretor da ICL, escola especializada em cursos preparatórios para concursos públicos, da cidade de Uberlândia, o concurseiro que visa passar na prova da UFU tem de 20 a 35 anos, predominantemente do sexo feminino. Para ele, os certames da UFU possui um grau médio em relação à outros concursos. “Ele engloba cerca de seis disciplinas para estudar, o que é considerado um concurso de médio grau de dificuldade. Já os editais que possuem em torno de 10 disciplinas são considerados de alto grau de dificuldade, pois exigem mais conhecimento dos candidatos, por exemplo as provas para a polícia federal”, comenta.

Copy of Foto Interna (1)
Christiano é um dos diretores da ICL, empresa de cursos preparatórios para Concursos Públicos Foto: Eduardo Simões

De acordo com números fornecidos pela Pró- Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) atualmente na universidade do triângulo mineiro, três mil e noventa e dois técnicos administrativos  estão contratados, a maioria concursados. Um destes funcionários é Bruno Pereira de Carvalho, 22 anos, estudante de Direito na UFU. O recém aprovado no concurso para a ouvidoria do Hospital das Clínicas iniciou a vivência nas provas de concurso em 2015, buscando maior estabilidade e um ambiente de trabalho menos opressor em relação às cobranças.

O início do emprego atendeu a todas as suas expectativas, principalmente em relação a estabilidade. “Eu comecei dia 6 de novembro e já percebo uma qualidade de vida melhor. Trabalho menos do que eu estava acostumado, o salário é maior e principalmente a cobrança é bem menor”, conclui Carvalho.

Enquanto Carvalho já conseguiu o tão sonhado emprego, outros continuam focados em seus estudos. Como é o caso do estudante Bruno Rafael de Oliveira Pinheiro, que decidiu interromper o curso de Física Médica para se dedicar às provas dos concursos públicos. A decisão é para superar o alto nível de dificuldade dos certames. “O importante é entrar em contato com o conteúdo da prova todos os dias, seja estudando a teoria, fazendo exercícios ou simulados”, afirma Pinheiro.

Pinheiro tem outras obrigações durante o dia, dando aulas particulares durante a manhã e participando de funções administrativas em um projeto voluntário, mesmo assim, consegue encaixar os estudos em sua rotina. Ele ainda salienta  que descansar é fundamental para um bom desempenho nas provas. “Pessoalmente não interrompo o meu sono. Acredito que dormir seja fundamental para a boa saúde e aprendizagem. A partir disso, estabeleço metas e prazos de estudo”, finaliza.

Copy of Foto Interna
Com a ideia de “estabilidade financeira”, alunos almejam vagas em Concursos Públicos da UFU Foto: Eduardo Simões

Segundo Dourado, é fundamental estudar o conteúdo da prova com antecedência e que o tempo dedicado aos estudos varia de pessoa por pessoa, mas geralmente a média de estudos necessárias para se obter êxito em concursos de grau médio são 6 meses, já em concursos de grau alto são cerca de 2 anos de dedicação. Ele acrescenta que a profissão do concurseiro é estudar, “A carga horária de estudos é cansativa mas com certeza vale a pena, muitas pessoas já tiveram suas vidas mudadas por causa dos concursos. Melhor do que ser concurseiro é ser concursado”.

Atenção: Os interessados em conquistar uma vaga de servidor público na UFU devem se atentar à futuros editais que serão disponibilizados por meio deste site.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: