Educação a distância amplia horizontes para a formação de alunos na UFU

Com alunos em contato com  ambiente digital o Ead promove uma inclusão na forma de ensino

Por Ally Kallout

Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) o Centro de educação a distância (Cead) trabalha com o contato entre professores e alunos via web. Visando diminuir as barreiras para a educação superior a distância – Ead, com pólos espalhados pelo estado de minas, a UFU oferece cursos superiores de Pedagogia, Matemática, Letras-inglês, Letras-espanhol e Administração Pública. Além da graduação, também são ofertados cursos de pós-graduação e extensão, são eles: Mídias na Educação, Gestão Pública Municipal, Gestão Pública em Saúde e Gestão Pública.

Criado mediante a resolução 06/2007 que passou pelo conselho universitário, dia 30 de julho de 2007, o Cead visa a inovação tecnológica de práticas educacionais e traz um alcance de públicos que não teriam condições de se formalizar em um ambiente presencial. Com um olhar otimista sobre a educação a distância, Marcelo Marques, coordenador do Cead, aponta benefícios que essa prática traz para os alunos “Nós estamos democratizando o processo educacional, as pessoas estão tendo acesso onde quer que elas estejam, morando em uma fazenda ou em alguma área rural.” completa ainda dizendo que essa modalidade não é algo do futuro, ela acontece agora “A educação a distância, ao meu ver, não é uma realidade do futuro, como muitos dizem, ela é o presente. Não há distância com as práticas online e a educação digital.”

De acordo com a Diretora do Cead e professora docente do curso de Matemática da UFU, Maria Teresa, os alunos que cursam Ead tem uma certa vantagem nessa modalidade. Ela explica que essa categoria demanda especificidades em relação à dinâmica das aulas e a linguagem dos materiais utilizados, que exigem uma linguagem mais dialógica que aproxima o aluno que eventualmente está distante. A diretora reflete sobre as vantagens que os alunos têm ao ingressar em um curso Ead citando a flexibilidade dos horários e a possibilidade de assistir ao conteúdo posteriormente, caso não compareçam, ela conta “Supondo que o aluno não possa comparecer a uma webconferência, ela é disponibilizada online para ele assistir depois. Quando que em um presencial você vai ter a oportunidade de rever alguma coisa na aula? Eu vejo esses detalhes da educação a distância como uma vantagem, se o aluno souber aproveitar e tiver responsabilidade.”

Para Maria Beatriz, formada pela Ead em Pedagogia no ano de 2015, as dificuldades se mostraram no começo, quando ela não tinha muito domínio sobre o computador. Ela conta que até pensou em desistir, mas foi com a ajuda e suporte da família que ela deu continuidade aos estudos “A minha maior dificuldade no começo foi o computador, porque eu tinha aversão a ele e tudo que era relacionado a tecnologia, mas com a ajuda do meu filho, eu fui anotando tudo até que eu consegui sozinha”  A professora ainda ressalta a flexibilidade da sua rotina na época em que estudava e as vantagens que a plataforma oferece “Os recursos que a própria plataforma te oferece, como o chat, webconferência, fórum são ótimos, as trocas aconteciam tudo online. Fazer tudo dentro de casa é uma vantagem também, porque você fica com o horário mais flexível.”

DSC_0282
Ex-aluna do EAD, Maria Beatriz conta sobre suas experiências realizadas com o programa de ensino.

Tanto o coordenador como a diretora afirmam que a educação a distância está acontecendo e a tendência é só aumentar. Com práticas tecnológicas e recheada de inovações, o Ead se mostra promissor no momento em que se personaliza para atender as demandas de alunos e professores e traz uma relação interessante e integrada entre o meio digital, o aluno e o professor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: