ESTUDANTES DA UFU CRIAM APLICATIVO DE ASSESSORIA ALIMENTAR

Alunos da graduação apresentam o CookAll, aplicativo que oferece recursos para facilitar a alimentação de universitários e aumentar a qualidade de vida longe de casa.

Por Mateus Prata

Produzido por estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia Aeronáutica da Universidade Federal de Uberlândia, o aplicativo CookAll prevê seu lançamento no final de outubro, com disponibilidade de download para smartphones. O programa apresenta inovações não conhecidas na América Latina e promete ser um “ajudante de cozinha virtual”.

      Diogo Mafra, Gabriel Mazzuti, Nicolas de Lima e Yann Machado são os quatro alunos envolvidos no projeto e, com a ajuda de um investidor, estão em fase de conclusão do aplicativo. Durante a graduação, os estudantes aprendem sobre programação, administração de empresas, design e, principalmente, o amparo da parte psicológica para a realização do projeto.

O aplicativo, baseado em softwares já existentes na Europa e Estados Unidos, apresenta uma proposta que visa facilitar a alimentação dos universitários, ao oferecer uma significativa variedade de receitas a partir dos ingredientes encontrados em casa, como também o modo de preparo de cada uma. Essa variação de receitas pretende proporcionar uma alimentação equilibrada para os estudantes, além de viabilizar melhorias na saúde.

Para um dos criadores, Diogo Mafra, o aplicativo apresenta  capacidade de se tornar um verdadeiro ajudante de cozinha. Desde preparar uma lista de compras até na finalização de um prato, o CookAll promete estar presente em todos os processos diários da alimentação de cada pessoa que o utilizará.

DSC_0111
Diogo Mafra um dos criadores do aplicativo Cookall. Foto: João Ricardo Camilo

A vida universitária conta com uma vasta quantidade de estudantes que moram sozinhos, oriundos de outras cidades e que dispõe de pouca verba para a alimentação. Yann Machado também acredita que o aplicativo poderá ajudar em boa escala na alimentação do universitário. “Nosso principal público é o universitário. Dentro desse grupo, inúmeros indivíduos possuem o interesse em uma alimentação mais saudável e o aplicativo conta com um banco de dados de receitas bem construídas. Isso beneficiaria em demasiado a vida dos estudantes,” completa.

Segundo analisa a nutricionista Dayana Lorena Garcia, a vida do estudante universitário é caracterizada por uma alimentação pouco saudável. “A falta de criatividade para realizar uma receita é determinante para uma alimentação sem a presença de produtos saudáveis”, comenta. Ela ainda explica que, neste sentido, a ferramenta produzida pelos estudantes da UFU pode facilitar e auxiliar as pessoas na escolha e preparo de receitas mais saudáveis, assim, contribuindo também para a saúde do estudante universitário.

O estudante de Medicina João Victor Mansour, mora sozinho e longe dos pais, e acredita que o uso do software o beneficiará no que diz respeito à alimentação. Defensor de dietas mais saudáveis, ele entende que, além de ajudar a reproduzir receitas que não eram de seu conhecimento, as variações saudáveis auxiliam na apresentação de melhorias na saúde. “O aplicativo oferece uma rica oferta de receitas e a partir delas posso escolher a melhor.” completa.

Inovações

      Em um momento em que o corte de verbas para pesquisas no país é discutido, seletas universidades têm o poder de auxiliar na produção de produtos inovadores para um mercado mais tecnológico. Mesmo não apresentando ajuda direta da universidade, os criadores do CookAll acreditam que, dentro da UFU, o mais importante é ir atrás de inovações, pois em Uberlândia há toda essa condição de realizar projetos empreendedores. “Os cursos apresentam uma visão muito mais abrangente do que realmente se parece”.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: