Moradia estudantil da UFU completa seis anos

Entenda a história e os fatores que levam a pouca adesão à residência

Por Marina Barquete

Em 2018, a moradia estudantil da UFU em Uberlândia completa seis anos. Localizada no bairro Tibery de Uberlândia, possui capacidade para 150 alunos, mas, segundo a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), apenas 103 vagas estão preenchidas. Por outro lado, a quantidade de estudantes que recebe bolsa moradia no valor de R$400 é de 1667 no total dos campi.

A moradia possui dois blocos e conta com 26 apartamentos, sendo 144 vagas destinadas aos alunos sem necessidades especiais e quatro acessíveis para pessoas com deficiência. Em cada apartamento moram seis estudantes que precisam ser do mesmo gênero.

Para o graduando de Arquitetura Deivisson Rafael que reside na moradia desde 2015, embora o apartamento seja confortável e grande, encontra dificuldade em relação distância até o campus. O estudante também reclama da limitação da internet no local, que, muitas vezes, prejudica a realização dos trabalhos acadêmicos. “Acredito que esses dois problemas façam as pessoas optarem pela bolsa moradia. Além disso, o lugar é perigoso, principalmente para as mulheres”, afirma  o estudante, que não deixa a moradia pela garantia de não ser expulso. “A bolsa pode ser cortada a qualquer momento. Porém, se tivesse condições mudaria para perto do campus”, conta.

O estudante do curso de Geografia Paulo Henrique Amorim residiu na moradia até 2017 e hoje opta pela bolsa, devido, principalmente, ao tempo de deslocamento que gastava até o campus. “Perdia cerca de 50 minutos nesse trajeto. Sabendo da existência da bolsa moradia, percebi que, embora perdesse o benefício da moradia, teria maior agilidade no acesso ao campus, além do RU.” No entanto, Amorim relata sobre a facilidade de entrosamento e convívio com os estudantes do local e acrescenta sobre a estrutura da moradia:  “ainda que careça de reparos, considero como sendo uma das melhores residências universitárias que já vi”.

O Prefeito Universitário da UFU, João Jorge Damasceno, relata sobre a preferência dos universitários em receber o auxílio moradia. “Os estudantes preferem morar com os amigos, dividindo um apartamento a ir para um local com pessoas que você não conhece”, comenta. Damasceno explica que a moradia estudantil é sempre uma reivindicação dos estudantes,  mais utilizada quando ainda não existiam as bolsas de auxílio. “Hoje a moradia tem ficado em segundo plano, mas foi um direito prometido ao DCE e também é muito importante”, lembra.

Para o diretor de Inclusão, Promoção e Assistência Estudantil da Proae, Noriel Viana, a falta de adesão da moradia se deve, em parte, à falta de conhecimento dos ingressantes sobre a organização e infraestrutura disponível no espaço. Além disso, ele explica que a moradia está passando por reforma e só conseguirá atingir o limite máximo após o término, previsto para o final de novembro de 2018.

A respeito da queixa dos estudantes sobre a distância da moradia até os campi, a Proae afirma que a escolha do local foi realizada juntamente com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) para ser um ponto equidistante de todos eles. “Hoje o que estamos tentando fazer é discutir com a Prefeitura a possibilidade de alterar uma linha de ônibus, para que passe mais próximo à residência e venha direto até a universidade”, explica Viana. Acerca da inexistência de moradia estudantil nos campi fora de Uberlândia, a Proae informa que não há planos para a construção de novas unidades e que os estudantes têm direito apenas à bolsa.

Para a solicitação do auxílio é preciso se inscrever no edital que abre a cada semestre, preencher um formulário socioeconômico e escolher entre o recebimento da bolsa ou a moradia. Noriel Viana deixa claro que o perfil socioeconômico do aluno que está na moradia estudantil e do que recebe a bolsa é o mesmo, então a escolha entre o recebimento dos auxílios é feita exclusivamente pelo estudante. “É um mito o fato de que o aluno que está na moradia possui maior necessidade socioeconômica“, conclui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: