JornaUFU completa dez anos de história

Na sua primeira década, o curso coleciona prêmios e conquistas regionais e nacionais

Por Giovanna Cavalcanti

Em 2008, o curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo da UFU, se tornou um dos mais novos entre as 93 graduações oferecidas pela instituição. A primeira década, cheia de conquistas, começou com a presença de José Marques de Melo, uma das mais célebres figuras do jornalismo brasileiro, quando plantou uma amoreira no bloco 1G.

Nos primeiros anos, os professores enfrentaram dificuldades, como a falta de docentes e de investimento. Mais tarde, todos esses empecilhos se transformaram em conquistas lembradas por Adriana Omena, que leciona no curso desde o início. “A UFU não tinha dinheiro para construir um laboratório de TV e de rádio. Então eu e Mirna [Tonus, também professora] enviamos projetos a 18 editais, dos quais 15 foram aprovados. Com os recursos, conseguimos nos equipar minimamente”, relata.

DSC_0267
Gravação do programa “Tiro Livre”, na rádio Universitária FM com alunos do curso de jornalismo (UFU), que vai ao ar toda segunda-feira, a partir das 20h. Foto: Monallysa Leite.

Apesar de ter apenas dez anos de história, o curso conta com premiações regionais e nacionais, como Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). Além disso, ele foi reconhecido como a melhor graduação na classificação nacional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Ministério da Educação (MEC), dentre as graduações de Jornalismo em 2013.

Em 2016, o curso passou por reformulação curricular, tornando-se Jornalismo. Com a mudança, a formação dos alunos passou a ser específica em jornalismo, não deixando de lado áreas como assessoria, comunicação estratégica, fotografia e o webjornalismo. Contudo, no primeiro ano de adaptação, aqueles que ingressaram quando o curso ainda era Comunicação Social tiveram que complementar a grade com as novas disciplinas instituídas na renovação.

O tripé universitário (pesquisa, extensão e ensino) e o desenvolvimento interno fazem com que o Jornalismo cresça mais a cada ano. O atual coordenador, Marcelo Marques, fala da importância do bom funcionamento desse tripé, bem como o quanto isso influencia na formação e no mercado de trabalho para os estudantes. “Nossos alunos estão esparramados no Brasil e no mundo, fazendo pesquisa, empreendendo, desenvolvendo projetos. Aqueles que não estão abriram um campo de diálogo com outras áreas, mas não perderam a essência jornalística”, destaca.

DSC_1151
Coordenador do curso de Jornalismo da UFU Marcelo Marques conta as histórias de 10 anos do curso e expectativas para o futuro sobre essa graduação. Foto: Monallysa Leite.

Os desafios nos primeiros anos iniciais do curso não impediram que um dos ex-alunos da primeira turma de Comunicação Social, Felipe Saldanha, tivesse interesse em retornar à instituição em 2017, dessa vez como professor substituto. “Foi uma experiência extremamente gratificante e enriquecedora nos âmbitos profissional e pessoal. Me senti muito bem acolhido por todos e acredito que aprendi muito mais que ensinei”, conta sobre a experiência.

Para comemorar os dez anos, a coordenação do curso está organizando uma cerimônia, no dia 7 de dezembro, que deve ser semelhante a de inauguração do curso. “Vamos plantar uma árvore perto do bloco 1G e teremos a presença do reitor e da direção da Faculdade de Educação. Além disso, enterraremos uma cápsula do tempo para vermos no futuro o que aconteceu nesse período”, conta Marques. A cápsula conterá textos dos alunos, fotos, lembranças e vídeos e deve ser aberta daqui a dez anos. Até lá, muita expectativa para as próximas páginas de um curso que acompanha o seu lema “levar a informação e ser levado por ela”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: