UFU sedia 1ª competição de sumô entre robôs

Torneio aconteceu no campus Santa Mônica nos dias 26 e 27 de outubro

Pedro Vítor Vieira Rodrigues

Robô 1
El Sarrador e Ultimate Chicken Cows se enfrentaram na final. Eduardo, à direita, foi o capitão da equipe vencedora.

Organizada pelo Laboratório de Automação, Sistemas Eletrônicos e Controle (LASEC), a 1ª competição de sumô entre robôs – SumoCup – foi uma das atrações do “Vem pra UFU”. Com inscrições abertas aos amadores, não graduados em áreas da tecnologia, cinco equipes participaram do torneio, sendo uma de Bambuí-MG. A disputa aconteceu no Dohyo, ringue com diâmetro de 77 cm, em uma categoria única de mini-sumôs que tinham no máximo 10 cm de largura e comprimento, com altura ilimitada e peso máximo de 500 gramas. Os robôs  funcionavam de acordo com uma programação pré-estabelecida, sem nenhum controle externo. Vencia aquele que empurrasse o adversário para fora do ringue.

Felipe Vieira, um dos organizadores, considera importantes eventos como esse. “A SumoCup vem com o objetivo de tirar o aluno da sala de aula para fazer coisas na prática, aprendendo com problemas reais que podem acontecer no dia a dia do mercado de trabalho”, explicou o estudante de Engenharia de Controle e Automação.                                                                                  

Estudante de Engenharia de Computação em Bambuí, Luiz Moura (3º lugar) viajou cerca de 6 horas de ônibus para participar. “Desde pequeno eu brincava de desmontar as coisas. Meu pai brigava comigo porque quando chegava em casa estava tudo desmontado”, contou. Luiz revelou ainda que muito deu errado no processo de desenvolvimento do robô e no transporte para Uberlândia, mas as dificuldades lhe proporcionaram grande aprendizado. A equipe Ultimate Chicken Cows venceu todas as batalhas na fase classificatória. Nas semifinais, confirmou o seu favoritismo ao ganhar do System F1. Na final, derrotou a El Sarrador, conquistando o título de campeã.

Vídeo com uma batalha das rodadas classificatórias:

 https://youtu.be/Gakml9c8eoA

De acordo com a organização, o evento teve mais espectadores que o esperado. “Os resultados do torneio foram bastante satisfatórios e o Vem Pra UFU ajudou bastante na questão de público. Porém, em relação às equipes, participaram do evento apenas cinco das dez que se inscreveram”, afirmou Felipe Vieira. O estudante disse ainda que a SumoCup deve ocorrer novamente em 2018.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: