INTERVALO | RUGBY: Um esporte em ascensão na UFU

Em parceria com DIESU, time planeja inclusão da modalidade nas Olimpíadas Universitárias

Por: Ana Luiza Figueiredo e Isabela Silveira

O rugby é um dos esportes em ascensão na Universidade Federal de Uberlândia. O time da cidade, Uberlândia Rugby, tem estudantes da UFU como maioria de seus atletas tanto na modalidade feminina quanto na masculina. A instituição oferece instalações para treino, ajuda com equipamentos e viagens. A troco disso, a equipe a representa em competições universitárias nacionais e tem planos para inclusão do esporte no calendário esportivo acadêmico.

O rugby, assim como o futebol, é um esporte de origem inglesa que chegou ao Brasil no final do século XIX. Porém, apesar de algumas iniciativas da época, acabou não se firmando, sendo praticado apenas por grupos de origem inglesa em pontos isolados do país. O esporte voltou a ganhar força na década de 1920, mas apenas em 1973, com a criação da Associação Brasileira de Rugby, começou a se expandir, com a criação de times em colégios e universidades paulistanas.

Gustavo Bevilaqua, estudante de Engenharia da UFU na época, veio de São Paulo e trouxe o esporte para a cidade em 2006. A ideia ganhou força e hoje a equipe conta com categorias de base e disputa o Campeonato Mineiro nas modalidades masculina de XV (o mais tradicional, com 15 jogadores) e de Sevens (modalidade Olímpica, com 7 jogadores) e feminina de Sevens.

O ex-aluno do curso de Matemática da UFU, atual presidente e jogador do Uberlândia Rugby, Bruno Korckievicz, conta que o time tem um projeto em fazer um campeonato inter Atléticas dentro da UFU. O objetivo é que os jogadores do rugby que já fazem parte de uma atlética montem os times e passem os treinamentos. As atléticas que não possuem jogadores seriam apadrinhadas. De acordo com ele, o campeonato está previsto para o fim deste ano. “Poderíamos tentar incluir o esporte na olimpíada universitária”, aponta.

Para o aluno de Administração e atleta do Uberlândia Rugby, Paulo Rafael Costa, a inclusão do esporte nas Olimpíadas da UFU é um objetivo importante a ser alcançado. “Ano passado, os planos da DIESU e do time que o esporte entrasse nas Olimpíadas na modalidade Sevens, porém a greve atrapalhou o treinamento das atléticas e consequentemente o torneio”, conta.

O time defende a universidade em jogos da Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME) e da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). O Campeonato Brasileiro Universitário de Rugby será realizado em Uberlândia no ano de 2017.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: