INFORMAL | UFU permitirá atuação da SETTRAN nos campi em breve

A fiscalização ocorrerá por meio de denúncias e visa diminuir as irregularidades no trânsito universitário

Por: Camilla Freitas e João Júnior

A Secretaria de Trânsito e Transporte (SETTRAN) de Uberlândia, a partir de uma solicitação realizada em agosto de 2016 pelo procurador da República Cleber Eustáquio, iniciará em breve a fiscalização dentro dos campi Umuarama e Santa Mônica, podendo aplicar multas e apreender veículos. A diretoria de logística da Prefeitura Universitária, no entanto, acredita que devem ser concluídas previamente as adaptações na sinalização e a campanha de conscientização pretendida.

Tendo isso em vista, Flávio de Freitas, diretor de logística da Prefeitura Universitária, juntamente com Gláucia Pereira, coordenadora da divisão de projetos da diretoria de infraestrutura, e a SETTRAN, reforçaram a sinalização interna de acordo com o código de trânsito. O processo de conscientização da comunidade UFU está sendo planejado com a Diretoria de Comunicação Social (DIRCO), para que a fiscalização possa vigorar por meio de denúncias.

A maior parte das queixas são a respeito das irregularidades ocorridas principalmente nas rotatórias e na ocupação de vagas preferenciais nos horários de pico. Carlos Henrique, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação é portador de deficiência física e já se deparou com situações assim. “Muitas pessoas não entendem que a vaga para deficiente é especial e diferente das demais. Se eu estacionar em vagas comuns e algum carro estiver estacionado ao lado do meu, eu não consigo colocar minha cadeira ali e não consigo descer”, explica Carlos.

Segundo pesquisa realizada por estudantes da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade (FEELT), 67% das pessoas entrevistadas afirmaram já ter estacionado irregularmente. Na tentativa de solucionar os problemas internos, os alunos recomendaram algumas soluções, como um aplicativo de carona, Carona Phone, que já está disponível para download; estacionamento vertical; e bike sharing, estações de compartilhamentos de bicicletas.

Devido à falta de segurança nos campi, muitas pessoas preferem estacionar irregularmente próximo ao bloco onde vão trabalhar ou estudar, do que parar corretamente em alguma vaga mais distante. Segundo o diretor de logística, há vagas suficientes para todos os alunos, por isso, um dos objetivos após o início da fiscalização é o reforço da segurança nos campi.

“Quando terminar a revitalização, nós vamos fortalecer a segurança para as pessoas terem condições de chegar e deixar seu carro. Teremos vigilantes fixos em pontos-chave e outros de moto rodando pra melhorar também a sensação de segurança”, reforça Flávio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: