INTERVALO | Alunos de Patos reclamam da falta de transporte

Atlética gasta dinheiro próprio para participar de eventos em Uberlândia 

Por: João Junior

A Divisão de Esporte e Lazer Universitário (DIESU) da UFU promove durante todos os anos diversos campeonatos esportivos com o intuito de estimular a interação entre os alunos. Contudo, o único evento que a universidade disponibiliza transporte para os estudantes dos campi avançados é a Olimpíada Universitária, que ocorre anualmente entre os meses de outubro e dezembro.

Assim, quando as atléticas dos campi avançados desejam participar de outros torneios que ocorrem em Uberlândia, os estudantes precisam se juntar e tirar dinheiro do próprio bolso.

“Somos todos UFU, mas a prioridade é Uberlândia”, destaca Felipe Marques, diretor da Associação Acadêmica Atlética Engenharias e Biotecnologia da UFU de Patos de Minas (AAAEB). Enquanto isso, em frente à sala da atlética, alguns veículos da Universidade ficam parados devido ao sistema de quilômetros rodados criado pela Instituição.

O problema, segundo os alunos, é que o preço está acima dos valores de mercado. Uma viagem de Patos para Uberlândia custaria cerca de R$1300,00. O aluno reclama que a atlética não recebe transporte para participar do congresso que acontece semanas antes das Olimpíadas e que define questões importantes do evento.

O pró-reitor da assistência estudantil, Leonardo Barbosa, afirma que a UFU não dispõe de verba suficiente para transportar as atléticas a todos os campeonatos realizados em Uberlândia. A solução, segundo ele, seria tornar apenas as Olimpíadas evento de integração entre todos os campi. Os outros torneios realizados durante o ano ocorreriam como competições descentralizadas em todas as cidades que a Universidade tem alunos.

Barbosa admitiu que os valores do transporte estão elevados, mas acredita que a necessidade de a instituição abrir licitações para esse tipo de atividade faz com que os valores sejam por vezes destoantes. A crise econômica e as licitações não têm previsão de serem resolvidas rapidamente, portanto a AAAEB pode sofrer com dificuldades em relação ao transporte ainda por um período indeterminado de tempo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: