INTERVALO | O jornalismo feito da Arquibancada

Projeto de extensão cobre eventos esportivos por meio de redes sociais digitais

Por: Daniel Gonzaga

Entre as tradições da UFU, estão os eventos esportivos. Ela une os alunos, difunde práticas para uma vida mais saudável e ajuda a descontrair a pesada vida acadêmica.  Pensando nisso, em abril deste ano, a Atlética FACED teve a ideia de realizar cobertura esportiva das competições universitárias em uma página no Facebook. O professor Rafael Duarte Venâncio Oliveira acreditou na proposta e assim surgiu o projeto de extensão ‘Arquibancada UFU’.

As atividades do Arquibancada UFU começaram em abril de 2016 e são coordenadas pelo professor Duarte. Os membros do projeto fazem a cobertura jornalística das atividades esportivas da universidade, como alguém que torce para o esporte ser maior na UFU.

“O Arquibancada é parte integrante da iniciativa Esportídia, grupo de estudos referência na área, que ainda têm como integrantes o Tirinhas Olímpicas e o Triângulo do Futebol, além de outros projetos, fazendo de Uberlândia um importante núcleo de estudos sobre esporte e mídia no Brasil”, explica Oliveira.

A aluna e participante Ana Luiza Figueiredo afirma que, em pouco tempo, o projeto alcançou grande visibilidade. “As Atléticas apoiam e expandem o alcance do nosso trabalho”, conta.

Conforme os realizadores do projeto, o cenário do esporte na universidade é marcado pelo baixo investimento financeiro e apoio estrutural. “Usamos nossos próprios recursos. A câmera, pacotes de dados do celular, transporte”, explica a aluna participante Ana Luiza.  

Apesar das dificuldades, o Arquibancada segue como referência de jornalismo esportivo na universidade, mantendo o gosto dos participantes pelas práticas jornalísticas. “O projeto é como um filho. Nos anima a continuar aprendendo sobre jornalismo e esporte, mantém nosso foco na prática da profissão”, afirma a acadêmica Gabriela Tostes.

Quanto aos planos de expansão, eles ficam para depois das Olimpíadas Universitárias. “Queremos fazer uma boa cobertura do evento, usar o que aprendemos e então, só depois planejar uma expansão de nossas atividades”, explica Ana Luiza.

Encontre o projeto nas redes sociais: Facebook | Tumblr

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: