INTERMITENTE | Um campus pra chamar de seu

Por: Heloir Schwaickardt

matheus
Matheus Carvalho, discente de biotecnologia. Foto: Heloir Schwaickardt

Atualmente no quarto período do curso de Biotecnologia, Matheus Carvalho de Matos, 19, optou por Patos de Minas porque a concorrência para entrar era menor do que em Uberlândia, onde o curso também é oferecido. Quando começou a graduação, descobriu que a UFU não tinha um campus na cidade.

Desde o início, a UFU em Patos está instalada em um dos blocos da UNIPAM, faculdade particular na cidade, e em outros prédios. “Não posso chamar o lugar que estudo de nosso campus”, conta. Matheus sente-se chateado: “Sair na rua e as pessoas não saberem que existe UFU aqui, ou quando já têm conhecimento, acharem que estudamos de favor na UNIPAM”.

O universitário mora com três amigos e vai a pé para as aulas de período integral diurno, que se concentram nas terças, quartas e quintas-feiras. “Isso acontece porque muitos professores moram em Uberlândia e preferem ir embora mais cedo na quinta e chegarem mais tarde na segunda”, explica.

Carvalho conta que gostaria que os estudantes da UFU-Patos tivessem as mesmas possiblidades de esporte, lazer e eventos que os colegas nos outros campi. “Havia o ‘Dançando na UFU’, que eu adorava. Hoje em dia, o único evento é o ‘SimTeci’, um simpósio de tecnologia. Já arte e cultura não se vê”, critica.

Aluno de Iniciação Científica, teve que começar sua pesquisa em Uberlândia. “Em Patos não tínhamos condições de realizar os experimentos devido à imensa burocracia na obtenção e manutenção de aparelhos. Temos uma pequena biblioteca em um antigo prédio alugado da prefeitura.”, observa Matheus. Mesmo com as dificuldades, ele adora estudar na UFU. “Acredito que precisamos melhorar, mas sou muito feliz”.

Ter um espaço para dar identidade à sua faculdade faz parte da vivência universitária. Para Matheus, um campus estruturado e que atenda às necessidades dos universitários são prerrogativas essenciais para poder chamar esse espaço de seu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: