Estamos ocupados!

Discentes e docentes realizam palestras e participam de grupos de estudo

por: Ana Luisa Nogueira e Isadora Ruiz

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) passa por um contexto de greve geral em que atividades voltadas para cidadania e conscientização têm sido desenvolvidas. Apesar da deflagração da greve, a UFU segue movimentada com manifestações da comunidade acadêmica, como é o caso do campus avançado em Ituiutaba, onde o bloco B encontra-se ocupado por estudantes de diversos cursos.

A ocupação tem pautas alinhadas à greve geral, que vão desde a luta contra a PEC 241/55 até questões internas como o preço do xerox. Com intuito de fomentar o debate e aumentar a visibilidade dos problemas enfrentados pela educação pública, além do espaço, os estudantes buscam ocupar o tempo na Universidade.

As atividades são desenvolvidas pelos discentes em conjunto com o Comando de Greve local e professores que oferecem palestras e oficinas temáticas. Dessa forma, são realizadas reuniões diárias pelos responsáveis pela ocupação para elaboração do cronograma.

De acordo com Brunna Barcellos, estudante do curso de Engenharia de Produção da UFU e integrante da ocupação, a divulgação da agenda é feita em grupos de WhatsApp e na página do movimento no Facebook, atualizada diariamente. “A gente coloca para os alunos que têm interesse, pra não perderem a chance de vir escutar as palestras”, ressalta a estudante.

O cronograma das atividades de hoje (17/11) contou com um grupo de estudo sobre Marxismo com a professora Julia Moita, às 14h no saguão do bloco B. Mais tarde, às 19h30, ocorre o Seminário Temático de Greve da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP/UFU).

image
Quadro de ideias com sugestões de atividades propostas pelos alunos. Foto: Ana Luiza Figueiredo
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: