Greve não é férias

Estudantes de jornalismo fazem matérias em Monte Carmelo para Jornal laboratório Senso InComum

Heloir C. Schwaickardt

Usando o lema “Greve não é férias”, estudantes do quarto período do curso de jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia, foram até o Campus Araras, em Monte Carmelo, na última terça-feira (25/11), para apurar pautas que afetam diretamente os alunos da UFU. Eles cobriram ações concernentes à greve docente, de técnicos e dos discentes para produção de matérias que irão ser publicadas na versão impressa e no site do jornal laboratório Senso InComum.

A professora e jornalista responsável pelo jornal laboratório, Mirna Tonus, revela a importância desta atividade para os estudantes. “Em períodos como este pelo qual a universidade está passando, de paralisação, é importante que os estudantes de jornalismo apurem in loco o que está acontecendo nos campi, tendo contato com outras realidades. É uma possibilidade de exercício do jornalismo factual em momentos de crise”, diz.

Ao contar sobre sua participação na viajem, a estudante Samantha Loren expressa que ir ao local foi importante para o seu desempenho como repórter. “A experiência de passar um dia conhecendo a UFU de lá, foi muito boa. Ver os problemas que eles têm, conhecer o espaço e conversar com a comunidade colaborou para entender o que passam e, a partir daí, tentar ajudá-los. Acho que noticiar isso é um bom começo”, declara.

A estudante de Eng. Florestal, Natalia Cândido Silva, conta como achou relevante a oportunidade de participar e dar visibilidade ao seu campus. “A ida do jornalismo da UFU até o nosso campus, foi incrível. Sempre fomos excluídos de tudo e ver essa integração, é muito importante. As pautas tratadas são mais do que necessárias, tanto pro pessoal daqui quanto pro resto da UFU saber o que é Monte Carmelo de verdade”, diz.

O pequeno grupo formado por dez alunos e três professores, passou o dia fazendo entrevistas, fotografias, comentários e investigando o campus de modo geral. Diversas salas de aula e de professores foram visitadas, além das tentativas de acesso às estufas e laboratórios. O segundo prédio do campus que ainda está sendo construído, também fez parte da cobertura.

dsc_0058

dsc_0135
Após orientação sobre o campus, os estudantes fizeram entrevistas com alunos e professores. (Fotos: Heloir C. Schwcickardt)
Anúncios

Um comentário em “Greve não é férias

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: