Exército na UFU intriga comunidade acadêmica

Militares fizeram treinamento no bloco 1M, espaço ocupado pelos de alunos do Teatro

Por: Ana Eliza J. C. Barreiro

Aproximadamente 16 militares realizaram ações nas proximidades do bloco 1M na noite de Na sexta-feira (28). A presença do exército despertou dúvidas entre alunos e professores, pois desde terça-feira (25) os acadêmicos de Teatro ocuparam o local. O agrupamento do Exército estacionou os carros nas imediações e andou fardado ao redor do bloco,  o que provocou inquietação nos artistas. Os manifestantes afirmam nunca terem visto tal procedimento anteriormente no campus..

O soldado Eudes Vasconcelos explicou se tratar de um grupo da Associação dos Soldados da Reserva Ativa do 36º batalhão do Centro Nacional de Praças do Exército que participavam de reuniões e palestras no local.. “Criamos a Associação há dois anos e fazemos treinamentos a cada dois meses na Universidade.”

A estudante de Artes Cênicas Luana Júlia S. Souza, entretanto, argumenta que desde quarta-feira (26), durante assembleia no bloco para decidir a ocupação, aproximadamente 20 homens do Exército ficaram enfileirados e andando na frente do bloco 1M e que, na quinta-feira (27), os carros pararam na porta do local. “Acreditamos que o Exército esteja aqui por pensarem que a UFU está ministrando as escolas para ocupações. Ouvi declarações nesse sentido saídas da Câmara dos Vereadores. Eles estão achando que aqui é a raiz”, afirma o aluno de Teatro Léo Soul.

Histórico

Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), diversas faculdades aderiram à greve , principalmente contra a PEC 241 e medidas de cortes na educação superior. O primeiro bloco a se organizar para ocupação do espaço acadêmico foi o 1M, onde alunos de Teatro se mobilizam fazendo oficinas e palestras desde terça-feira (25). O palco dos artistas se tornou local de mobilização e dormitório. Com a palavra “Ocupação” estampada na parede negra do local, militantes estudantis mostram que a resistência é sentimento em comum.

DSCN1254[1].JPG
Espaço que os estudantes tem utilizado como dormitório no interior do bloco 3M. (Foto: Ana Eliza Barreiro)
Veja no vídeo momento em que exército transita pela UFU:

Militares e ocupação no teatro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: