Olimpíada UFU: a tocha está acesa

A competição que vai até dezembro movimenta os finais de semana dos universitários

Por Rodrigo Castro e Renato Taioba

 catsCrédito: Gabriel Rodrigues

Começou oficialmente a Olimpíada Universitária UFU 2015 no último dia 6, no Centro de Eventos Acrópole, em Uberlândia. A abertura contou com o desfile das 28 Associações Atléticas Acadêmicas (A.A.A.) de todos os campi e seus respectivos representantes. O maior evento esportivo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) acontece até o dia seis de dezembro e conta com cerca de dois mil alunos-atletas distribuídos em 12 modalidades (masculino e feminino) que serão disputadas no Campus Educação Física, Sesi Gravatás e Uberlândia Tênis Clube (UTC).

As atividades acontecem somente aos finais de semana e reúnem, além dos atletas, estudantes de todos os cursos da universidade, amigos e familiares. Além dos campi de Uberlândia, a competição integra os alunos dos campi de Ituiutaba (A.A.A. GHPSS, A.A.A. Engenharia e A.A.A. Biologia de Pontal) e Monte Carmelo (A.A.A. MOCA). Entre as modalidades em grupo e individuais, os estudantes disputam por uma medalha no futsal, handebol, basquetebol, vôleibol, peteca, futebol de campo, atletismo, natação, judô, tênis de mesa, tênis de campo e xadrez.

Em campo e na rede

Além da oportunidade de integração com alunos de diferentes cursos e campi, esse ano, todos podem acompanhar os resultados parciais de cada fim de semana através de um aplicativo para celular. O Oficioso foi criado para cobrir as competições esportivas na cidade. Idealizado por Renato Resende de Freitas, ex-aluno de Engenharia Química da  UFU e membro atuante da A.A.A. Engenharia, o aplicativo teve 1179 acessos somente no primeiro final de semana dos jogos.

Torcedores e atletas podem acompanhar os resultados em tempo real (após o fim das partidas) fazendo o download do aplicativo na PlayStore ou pelo site. Em breve será lançada a versão para o sistema iOS.

A boa e velha zombação

A competitividade é marca certa nos finais de semana de olimpíadas universitárias. Brincadeiras entre os cursos são idênticas àquelas que estão presentes no futebol. Este ano, as zombações ganharam uma cara nova.  O aluno do curso de Educação Física da UFU, Thalisson Fagundes, lançou pequenos vídeos cômicos que reforçam essas piadas com as atléticas da universidade.

Zombando com os cursos de Computação, Fisioterapia, Engenharia do Pontal, Direito, Medicina e Monetária, a série de esquetes contou com um vídeo para curso. O estudante Thalisson conta que a ideia começou depois dele ter lançado um vídeo, ainda em 2013, para motivar o pessoal do curso de Educação Física a comparecer nas Olimpíadas. Após o primeiro, a história de fazer vídeos virou tradição. “Todo ano eu sempre faço um vídeo. Principalmente pra motivar o pessoal da Educa a ir pra Olimpíada. O primeiro que foi quando fui presidente da Atlética da Educa em 2013, a galera curtiu e eu fiz continuei fazendo” disse Fagundes.

Depois dos vídeos motivadores, este ano o aluno preferiu mudar. Ele explicou que a intenção era fazer uma rixa saudável entre as equipes. “Esse ano eu quis fazer algo diferente, que eu pudesse colocar um pouco mais de rivalidade saudável na Olimpíada, misturando com o humor que sempre uso pra fazer essas coisas” contou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: